23 maio 2011

Caorle, a cidade da Madonna dell'Angelo






Situada ao longo da costa do Veneto, Caorle é uma graciosa cidade de pescadores, onde a história e lendas convivem em meio a elegantes hotéis, resorts e muita diversão em suas lindas praias, que rodeiam seu encantador centro histórico.





Centro histórico

Andar pelas ruas e becos do centro histórico é como estar numa caixinha de lápis coloridos, com uma profusão de cores saltando por todos os lados. Suas casas coloridas e balcões floridos tornam a cidade muito aconchegante.


 



As ruas estreitas e sinuosas são ladeadas pelas casas venezianas, que caracterizam a face da histórica cidade velha de Caorle. Nas fachadas das casas encontram-se magníficos relevos e afrescos de cobre, o que desperta a curiosidade de observar cada uma delas.

 




Na maior parte do centro histórico não há circulação de carros, o que permite apreciar sem pressa as lojas de souvenirs, os restaurantes de peixe e as butiques de moda, que se aglomeram no centro da cidade.  





Situada a 60 quilômetros de Veneza, até meados do século 19 Caorle era atravessada por diversos canais, que hoje encontram-se aterrados e transformados em ruas, onde se pode andar livremente e apreciar seus encantos.






Um desses canais era o Rio Palazzo que levava até o Palazzo Praetorium adjacente à Catedral, hoje Via Roma. Outro era o Rio delle Beccarie, em torno da atual escola. E o Rio Terrà delle Botteghe, que se voltava para a Piazza Papa Giovanni.





Santuario Madonna dell'Angelo 


O pequeno Santuário dedicado a Madonna dell'Angelo  é um dos lugares mais destacados e importantes da cidade. Situada junto ao mar, antigamente era chamada de Igreja de San Michelle Arcangelo, mas teve seu nome alterado devido a uma curiosa lenda. 

Segundo contam, certa noite os pescadores saíram para pescar no mar e avistaram uma estranha luz na escuridão da noite. Ao aproximarem, eles se depararam com a imagem da Virgem com o Menino Jesus em cima de uma base de mármore, porém estava boiando. 






Os pescadores trouxeram a imagem até a praia e todos correram para vê-la. Felizes, eles quiseram transportar a imagem para a Catedral da cidade, mas apesar de tentarem por inúmeras vezes, os robustos pescadores não conseguiram mover a imagem. 

Junto a eles estavam crianças, que brincando tentaram levantar a imagem. Foi então que um milagre aconteceu: sem qualquer esforço as crianças conseguiram levantar a imagem e a levaram para a Catedral. 






Na manhã seguinte viram que a imagem tinha desaparecido. Procurando por todos os lados, foram até a praia e então descobriram que  misteriosamente a santa estava na pequena igreja à beira-mar. A partir desse momento, a igrejinha passou a ser chamada como Santuário da Madonna dell'Angelo del Mare, passando a ser venerada em Caorle. 

Segundo contam, em 1727 ocorreu o primeiro milagre, registrado na placa do santuário. Naquele tempo uma grande inundação ameaçou cobrir a cidade. Desesperadas as pessoas se refugiaram no santuário. Apesar do nível da água ter chegado a dois metros de altura, no santuário não entrou sequer uma gota de água.






Em 1770 fortes ondas do mar chegaram até o santuário, que parecia à beira do colapso. Imediatamente os moradores transportaram a imagem da Virgem para a Catedral, para preservá-la da ruína iminente. No dia seguinte, inexplicavelmente a santa havia retornado para o santuário.

Em 1848, durante a Primeira Guerra da Independência, numerosas tropas imperiais austríacas estavam estacionadas em Caorle. Diante de uma iminente batalha, eis que de repente o mar se tornou tempestuoso, evitando a batalha e salvando o Santuário do perigo. 






Outro milagre aconteceu durante a Páscoa de 1946. No pós guerra, foi iniciada a campanha de recuperação ao longo da costa. Eis que de repente uma antiga mina que se rompeu no mar. O comandante da desminagem declarou que, se aquela tivesse atingido a cidade, teria devastado Caorle.

Durante o século 20 a cidade viu de perto as guerras, que inclusive chegaram a ameaçar sua existência. Durante a ocupação alemã, em 1944 foi decidido por razões estratégicas, que toda a costa seria inundada a uma profundidade de 10 quilômetros. 

Temerosos pela destruição do santuário, as pessoas se prostraram aos pés da santa e fizeram orações durante toda a noite. No dia seguinte chegou a notícia, de que a ideia tinha sido abortada no último momento, o que é considerado como um milagre. 






Por esses e outros tantos milagres, a cada 5 anos os fiéis se reúnem nos recifes do santuário, para homenagear a Madonna dell'ngelo. Realizada no segundo domingo de setembro, a procissão de barcos segue pelo no mar. 





Essa é uma época em que a cidade se torna mais viva do que nunca. Bandeirolas nas cores azul e branco. Laços, fitas e enfeites balançam na brisa de setembro e iluminam ruas e casas, uma divertida competição que destaca quem fizer a melhor decoração.... 





Scogliera viva


Nos recifes o amontoado de pedras protege a área da ira do mar, mas também proporciona à cidade um importante evento cultural, que atrai escultores da Itália e do exterior para participar do concurso chamado "Scogliera Viva", de onde surgem maravilhosas obras-primas.






A maravilhosa falésia composta por blocos de traquito, que ocupa a área desde o Santuário de Madonna dell'Angelo até a praça da catedral,  se transforma numa maravilhosa galeria de arte. 






A primeira edição foi realizada em 1993 e o mérito é de um escultor de Treviso, Sergio Longo, que foi o primeiro escultor a reconhecer o valor artístico desta parte da costa. Assim ele fez a rimeira escultura, que acabou atraindo outros escultores. 





Catedral de Caorle


Além do santuário existe a catedral, que é o monumento mais antigo de Caorle. Situada na Piazza Vescovado, no coração do centro histórico, a estrutura foi erguida em 1038 sobre uma antiga Basilica paleocristiana do século 7. 

A Torre sineira ao lado da catedral é o símbolo da cidade. Ponto de referência de Caorle, é possível vê-la a quilômetros de distância. Também erguida no século 10, ela possui 50 metros de altura. Com sua forma cilindrica e cobertura cônica, é a única no mundo com esse formato. 





Museu da Catedral

Ao lado da catedral encontra-se o Museu da Catedral, onde estão expostas relíquias importantes, como o crânio de Santo Stefano e restos mortais de outros santos, que foram padroeiros de Caorle. Há vários relicários e um espinho, que dizem pertencer à coroa de Cristo. 






Há muitos anos estas salas formavam a Capela dos Bispos. até que em 1975 foi inaugurado o museu. Há vestígios da antiga igreja, onde se ergueu a catedral, uma bela cruz de prata de 1534 e algumas obras de arte. 





Praias de Caorle

Segundo historiadores, a vila de pescadores primeiramente recebeu o nome de Caprulae, já que se encontrava num local onde havia muitas cabras.  Nos séculos sucessivos a cidade pertenceu aos Doges de Veneza, quando teve grande destaque, principalmente devido à fabricação de embarcações e  comércio do sal. 

Porém devido a constantes invasões, a população foi obrigada a fugir e a cidade experimentou grande decadência. Mesmo quando esteve em poder do Império austríaco, Caorle permaneceu esquecida, até que no século 20 a cidade descobriu a sua vocação para o turismo, tornando-se um dos destinos mais procurados durante o verão italiano. 






Assim surgiram dezenas de elegantes hotéis e resorts na cidade. Durante o verão e outono, centenas de turistas são atraídos para os 15 quilômetros de lindas praias de areia dourada ao longo do Mar Adriático. 

Suas praias foram premiadas com a Bandeira Azul, que é o reconhecimento da FEE (Foundation for Environmental Education) concedida aos resorts costeiros nacionais e internacionais que observam a qualidade da água e do solo e possuem instalações adequadas para os turistas. 






Chegando na Via Lungomare Triestre, a praia à esquerda é a Praia de Levante, que leva até o Porto Falconiera. Indo para a direita, tem início a Praia do Ponente, que leva até o Porto Santa Margherita. 

Em alguns lugares a praia é gratuita, em outros é equipada e, por isso, há taxas de uso. Há trechos com grandes gazebos e mesas sombreadas, perfeitos para um dia de praia com os amigos. Recém nascidos, idosos e pessoas deficientes contam com algumas facilidades. 






Durante o verão surgem várias atividades nas praias, como jogos, exercícios físicos animados. Entre as espreguiçadeiras, os garçons tentam de tudo para agradar seus clientes, enquanto os salva-vidas garantem a segurança dos banhistas. 

Em dias de vento, o mar é tomado pelos praticantes de Windsurf, enquanto pequenos barcos proporcionam passeios agradáveis pelo mar azul. Os parques temáticos faz a alegria da criançada. Tudo isso atrai turistas da Itália e da Europa.    





Delicias de Caorle

Caorle é um destino perfeito para quem aprecia peixe, frutos do mar e um bom vinho. Entre as especialidades, há uma comida de rua imperdível, que é a Caorlotta frita mista, um folhado com peixe fresco frito. 

Mas também é possível experimentar outras iguarias, como as vieiras e as enguias, assim como as amêijoas orgânicas criadas e colhidas numa área naturalista protegida. A cada ano em setembro acontece o festival do peixe na praia de Sacheta.






Mercato Ittico Comunale / Feira antiga

Mas se você quiser preparar seu peixe em casa, no coração da cidade encontra-se o porto de pesca, que testemunhou o florescimento da pesca e é o último vestígio da rede de canais que atravessava a antiga ilha. Naquela época, o atual Rio interno do porto de pesca chamava-se Riello. 

Um espetáculo imperdível no mercado de peixe é a antiga tradição, que ainda se mantém viva. As idas e vindas de barcos e pescadores começam no meio da tarde: os barcos carregados de peixe fresco chegam ao Rio Interno e se arrumam no Porto de Pesca.  Logo depois começa o típico "Leilão de ouvidos", que consiste em sussurrar a proposta no ouvido do leiloeiro, esperando que o leilão seja finalmente concedido em voz alta ao maior lance. 





Laguna de Caorle


Os passeios de barco, as rotas de bike ou as caminhadas pela região costeira permitem sentir o vento, a brisa e o aroma do mar. Aves aquáticas estão espalhadas por todos os lados buscando seu alimento, tanto no mar quanto na Lagoa de Caorle, um oásis naturalista de rara beleza. 

Situada a poucos quilômetros da cidade, a lagoa é entremeada de pequenas ilhas. Segundo historiadores, a lagoa já era conhecida desde a pré-história e foi onde os primeiros habitantes de Caorle se estabeleceram.





 
Alimentada pelo rio Lemene, a laguna tem comunicação com o mar Adriático através do canal de Niceloso, que é a ligação com porto de Falconera. No bairro de Falconera encontram-se áreas de camping e também excelentes restaurantes de peixe.

Velhas cabanas dos pescadores na lagoa, chamadas "Casoni dei pescatori", ainda inspiram pintores em suas obras. Em alguns lugares pode-se encontrar esses artistas com seus cavaletes tentando capturar a atmosfera única com suas fotos. 





Ca'Corniani

Outro lugar magnífico, que pode ser facilmente alcançado de bike, é Ca'Corniani. Fundada em 1851, essa antiga fazenda era um terreno pantanoso que foi recuperado e agora é um grande centro multifuncional, onde existe uma rede de caminhadas. 

A fazenda pertenceu à família Corniani, que a adquiriu em 1600. A vila teve o seu esplendor máximo no início de 1900, quando existiam 32 quintas, 230.000 vinhas e 100.000 mil fruteiras e lenhosas. 





Museo Nazionale di Archeologia del Mare 

Outro lugar interessante é o Museo Nazionale di Archeologia del Mare. Situado na Via Strada Nuova, o museu é dividido em duas seções. Na primeira seção estão expostos achados significativos encontrados em Caorle e em sítios vizinhos, que datam da Idade do Bronze, séculos 12/13 a.C.) até a era moderna. 

Ânforas, vasos e moedas contam a história antiga de Caorle. No térreo o museu reconta o passado de Caorle, quando a cidade construía embarcações, inclusive as galeras de Veneza. Na exposição há artefatos pré-históricos, romanos e medievais, que foram descobertos em Caorle ou submersos no fundo do mar.

Há um vídeo filmado no fundo do mar de Caorle, onde um antigo navio romano afundou. Também é possível visitar as escavações arqueológicas da Concordia Sagittaria da época romana e o Museu Nacional da Concordia, porém em Portogruaro, que está mais distante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.