18 abril 2012

Onomástico, dia de aniversário



Aniversário quer dizer, a repetição do dia e do mês em que se deu um determinado acontecimento; a celebração da periocidade de um evento anual. É um evento comemorado por muitas culturas ao redor do mundo e no Brasil, nos aniversários de nascimento, é comum que se faça uma festa e todos cantem "Parabéns pra você".

O onomástico, como tradição italiana, é o dia de um santo e todas as pessoas que tem o mesmo nome do santo nesse dia fazem uma celebração. É considerado tão ou mais importante do que o dia do aniversário. No dia do onomástico há igualmente festa e presente, ou seja, dois aniversários no mesmo ano. As pessoas fazem seus cumprimentos dizendo "Auguri", que significa "Parabéns".

No site http://www.nomix.it/onomastici.php você pode saber o santo que tem o mesmo nome que você e portanto, é o dia do seu onomástico. Basta inserir seu nome e fazer a busca ou "ricerca".

Origem das comemorações

O primeiro registro histórico de uma festa de aniversário foi em 3000 a.C. no Egito, mas só os faraós mereciam a honra. Os gregos adotaram a prática elitista e passaram a festejar mensalmente o aniversário dos deuses. Os romanos copiaram a idéia e a comemoração entrou para o calendário anual. Os festejos eram chamados "Dies Sollemnis Natalis", mas destinavam-se apenas ao imperador, sua família e aos membros do Senado Romano.

Com o tempo, o costume foi se estendendo aos plebeus. Nos primórdios do Cristianismo o costume foi abolido, pois os cristãos perseguidos consideravam uma festa de pagãos. No século 4, quando a Igreja começou a celebrar o nascimento de Cristo, ressurgiu o hábito de se festejar aniversários com bolo, música e presentes.

Origem do Bolo de aniversário/Velinhas/ Presentes


Os tradicionais e deliciosos bolos de aniversário com velinhas provém da civilização grega. Os adoradores de Ártemis, deusa da fertilidade, ofereciam em seu templo um preparado de pão e mel no formato de uma lua junto às fogueiras, esperando que a deusa atendesse seus pedidos.

Desde muito tempo, o fogo é considerado um elemento de purificação dos males e renovação das boas energias. Assim surgiu o costume de fazer um pedido antes de soprar as velinhas e também de oferecer presentes a quem faz aniversário.

Felicitações

As saudações natalícias tinham poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa neste dia supostamente estava perto do mundo espiritual. Por isso, sempre se cria frases desejando muitas felicidades e muitos anos de vida.

Os gregos diziam que cada pessoa tinha um espírito protetor ou gênio inspirador que assistia seu nascimento e o acompanhava por toda vida. Este espírito tinha uma relação mística com o deus ou a deusa que era celebrado no dia do nascimento, surgindo daí a tradição italiana do onomástico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.