11 julho 2012

Bagnaia, a cidade jardim







Nas encostas do Monte Cimino, a pequena cidade medieval de Bagnaia tornou-se conhecida nos tempos medievais devido às suas águas termais. 

Situada na região do Lázio, a poucos quilômetros de Viterbo, no século 15 tornou-se a residência de verão de bispos e cardeais.






A primeira menção sobre Bagnaia é do ano 963, que antes já foi chamada de Bangaria, Balneária e por fim Bagnaia. 

A cidade, que era localizada na antiga Via Francigena por onde passavam centenas de peregrinos, mercadores, cavaleiros e exércitos que viajavam da Europa para a Roma, foi doada pelo Papa ao Bispo de Viterbo. 






Rodeada de uma natureza viva e exuberante, o crescimento da cidade começou quando o Cardeal Raffaele Riario, um parente do Papa Sisto IV, sentia que o Palazzo Episcopal era muito modesto e resolveu melhorar a cidade. No século 16 foi construída uma casa que ligava-se à parte antiga da cidade, criando assim a Città di Dentro e a Città di Fuori. 






Outros dois cardeais também se dedicaram ao desenvolvimento de Bagnaia. O Cardeal Gian Francesco Gambara, que foi bispo de Viterbo em 1566-76 e tinha laços familiares com o Farnese e o Cardeal Carlo Borromeo iniciou a Villa Lante. O Cardeal Alessandro Peretti Montalto, um parente do Papa Sisto V, completou a vila que iniciada por seus antecessores.



Villa Lante


A parte mais importante de Bagnaia é a Piazza 20 Settembre, que é a principal da cidade onde estão bares, restaurantes, sorveterias e o centro de apoio ao turista. 

Também há um mercadinho onde pode-se comprar lanches para um piquenique no parque na entrada da Villa Lante, que se tornou famosa pela relíquia de grandeza aristocrática, que na verdade é um grande jardim, um dos maiores e mais bonitos da Itália.






Na entrada da Villa há uma fonte com a estátua de Pegasus. Depois de passar a fonte e o antigo pavilhão de caça, o parque torna-se bastante selvagem, permitindo explorar bosques de árvores e fontes em ruínas. 









A base do jardim em estilo italiano foi organizada em torno da impressionante Fontana del Quadrato ou Quattro Fontana. Acima do jardim a propriedade se estende em diferentes níveis decorados. 




 





Na villa há duas moradias idênticas, uma em cada lado dos jardins. Os interiores foram mobilados de acordo com sua época. 





A loggia do nível inferior contém alguns afrescos, um pouco danificados. À medida que o jardim se eleva em degraus, a água corre através de uma variedade de fontes animadas. 





Palácios e monumentos

A parte mais antiga de Bagnaia é cercada por uma ravina em três lados e o único acesso é pelo portão no Palácio dos Bispos, por isso manteve o seu aspecto medieval. 

O Palácio Episcopal, também conhecido como Palazzo della Loggia, era originalmente o Palácio das lojas, sendo resultado de extensões da Câmara Municipal. 
 






 Os cardeais Gambara e Montalto mandaram decorar com pinturas que mostram visões das cidades de Florença, Siena e Bagnaia, cenas bíblicas, retratos de antigos papas além de episódios mitológicos, cujos temas se repetem no interior da casa. 

Importantes palácios e monumentos compõem o cenário de Bagnaia, como a Torre do Borgo, a Fontana do Castelo construída em 1618, a Câmara Municipal construída em 1515. 






Em 1576 o Cardeal Gambara promoveu o alargamento de Bagnaia, abrindo três ruas que partem da cidade velha e uma grande igreja que foi construída no seu ponto de partida. Também construiu a Capela octogonal na estrada para Santa Maria della Querce. 






No verão de 1467 os habitantes de Viterbo fizeram uma curta peregrinação a uma imagem de Nossa Senhora, que ficava ao pés de um carvalho, para pedir o fim da peste. Algumas semanas depois a peste terminou. 

Em  agradecimento pelo milagre o povo da cidade se empenhou para construir a Capela de Santa Maria della Querce ou Nossa Senhora do Rosário, que foi dedicada a San Rocco ou São Roque, provavelmente para celebrar o fim da peste, já que o santo é invocado contra pragas e pestes.  


 



As celebrações da Páscoa tem início com a procissão que serpenteia as ruas estreitas do bairro medieval e com a encenação das cenas bíblicas em 18 painéis. 

De origem antiga, desde 1618 é uma tradição de Bagnaia. Por isso, tem um significado importante para a cidade quando muitos turistas são atraídos para essa celebração.

O Festival de Trapos ocorre em agosto por ocasião das celebrações de San Rocco e consiste numa massa de macarrão caseiro que para ser cozido é rasgado com as mãos dando uma forma de um "trapo". 

O festival inclui encenações medievais e iguarias típicas, como a Porchetta ou Porco assado. Em junho ocorre a Feira de Gado.






Todos os anos Bagnaia renova a tradicional Festa de São Antonio Abate, um costume que é mantido há séculos e que o povo da cidade tem orgulho de manter a tradição. 
O evento acontece na Piazza XX Settembre e o Fogo Sagrado é mantido durante a noite. 

O Focarone é uma celebração realizada em meados do mês de janeiro e mistura o sagrado e o profano, entre a história e o mito de Santo Antonio.  Essa mistura de fé com os antigos ritos pagãos mantém-se há muitos anos. 

Conta-se que as curas milagrosas ocorreram durante uma epidemia. Entre os pacientes que vieram para pedir graças e e saúde, muitos foram atingidos pelo mal da Herpes Zoster, também conhecida como "cobreiro". Todos aqueles que tiveram de lidar com este mal pediram a purificação, permanecendo ao redor da fogueira. 






Uma espetacular fogueira acima de 5 metros de altura é construída por especialistas que conseguem que o fogo queime durante toda a noite. 

A enorme pilha de madeira é acesa ao anoitecer sob um coro de orações. Junto acendem-se os braseiros onde muitos quilos de salsichas, linguiças e carnes irão grelhar sobre as chamas e serão consumidos com o bom vinho da região. 






Em seguida há a bênção dos animais e distribuição de uma generosa xícara de chocolate quente.  Conforme o costume, no dia seguinte as mulheres recolhem as cinzas do fogo sagrado e as mantém em casa para que as bençãos entrem e permaneçam protegendo a casa e a família. 






O evento, que tem duração de 2 dias, reúne o mercadinho de antiquários, artesanato, produtos típicos, além de apresentações artísticas, cortejo medieval e show dos Sbandieratori na praça. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.