18 janeiro 2016

I tre giorni della Merla




Segundo uma antiga lenda italiana, os dias 29, 30 e 31 de janeiro são conhecidos como " I tre giorni della Merla" ou "Os três dias de Merla". 

Dizem que, se nesses dias fizer muito frio a primavera será bonita; caso contrário chegará atrasada. 

Como em todas as lendas, há um fundo de verdade. No calendário romano o mês de janeiro tinha apenas vinte e oito dias.






Muitas são as lendas em torno dessa tradição; a mais conhecida conta a história de uma família de melros que tinham penas e plumas brancas. Pássaros muito semelhantes aos sabiás, alguns melros moravam no telhado de uma casa em Milão.

Certo dia o frio se tornou muito intenso. A neve cobriu toda a cidade. Ruas, telhados, jardins estavam cobertos, assim como as migalhas e sementes. Os filhotes nascidos no verão agora estavam comendo mais. A comida começou a faltar e obrigou o papai melro a buscar alimento em outro lugar.

Mamãe melra encontrou um lugar mais quentinho na chaminé de uma casa e ali refugiou-se com seus filhotes. A fuligem que saia diariamente matizou as penas dos pequenos pássaros, que ficaram irreconhecíveis. 

Até o próprio pai não conseguiu distingui-los. Felizmente os melros conseguiram sobreviver no inverno, mas a partir daquele dia todos os melros passaram a nascer com as penas pretas... 






Há também outra lenda que conta a história de uma moça que pertencia a uma família de sobrenome Merla. Apaixonada por seu primo que morava do outro lado da margem do rio Pó, foi marcado o casamento que aconteceria no dia 29 de janeiro. 

Na época fazia tanto frio que congelou o rio. Depois de três dias de muita festa, os noivos decidiram ir para o novo lar atravessando o rio congelado. O clima estava melhor e a temperatura mais amena. 

O gelo quebrou com o peso da carruagem e o jovem casal foi sugado pela fúria das águas do Pó desaparecendo completamente. Ao ouvir o fim da notícia triste, um melro chorou. Dizem que ainda hoje, nas noites frias do mês de janeiro seu gemido é ouvido ao longo do rio Pó...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.